Sugerir livros e afirmar que eles serão capazes de mudar sua vida pode parecer arriscado, mas acho fundamental para compartilhar transformações vividas a partir das leituras e, mais do que isso, incentivar este hábito tão importante e pouco levado a sério pelos brasileiros. Seja sincero: quantos livros você leu nos últimos 12 meses?
Liderança é um assunto fundamental em qualquer área de nossas vidas, inclusive em casa. Pode parecer algo focado apenas em quem trabalha ou exerce um cargo específico, mas não é por ai. Liderança é algo cotidiano, simples e até certo ponto invisível (ou deveria ser). Confira abaixo minhas sugestões de leitura nesta área.
Livro: A Essência do Líder
O que faz um bom líder? Esta foi a pergunta que levou o falecido escritor e especialista em liderança Warren Bennis a entrevistar vários líderes. Assim como muitos de nós, Bennis ficava intrigado com a liderança; ele dizia: “A liderança é como a beleza: difícil de definir, mas sabemos que estamos diante dela quando a vemos”.
Ele examinou atributos de líderes em segmentos distintos, como pensadores, executivos, cientistas e artistas para compreender como conseguiam levar outras pessoas a realizar suas visões trabalhando por um mesmo propósito.
Citação favorita do livro:
“Os líderes não têm nada senão a si mesmos com o que trabalhar. Um dos paradoxos da vida é que os bons líderes chegam ao topo apesar de suas fraquezas, enquanto os maus líderes sobem por causa delas”.
Livro: O 8º Hábito
Stephen Covey acredita que o líder tem quatro papéis fundamentais que, se trabalhados de forma equilibrada, permitem que líder alcance a grandeza. Os papéis são:
- Inspirar confiança. Tudo começa com a confiança, sem ela o líder é ineficaz. Velocidade e custo estão intrinsicamente ligados a este papel. Quando há confiança a velocidade dos processos são altos e os custos baixos, mas a falta de confiança resulta em burocracia e desperdício;
- Esclarecer propósito. Pergunte individualmente a membros de uma equipe sobre o propósito da organização ou principal meta, depois recolha as informações de cada um e compare. Teremos a mesma declaração de cada membro do grupo? Se sim, o líder está cumprindo bem seu papel, se não… Cada um tem seu próprio norte. Daí começa a confusão;
- Alinhar sistemas. Como providenciar recursos e processos de forma que a sua presença seja dispensável? Ao cumprir esse papel, o líder é capaz de sair da empresa sem se preocupar, pois todo trabalho está alinhado como uma máquina. Se na sua empresa os olhos do dono é que engordam a boiada, então esse dono/chefe não é líder;
- Liberar talentos. Por fim, líderes não colocam motivação em seus colaboradores, eles destampam. Os membros da equipe se desenvolvem, saem melhor a cada dia, progridem e tornam-se grandes. Líder é formador de outros líderes. Por isso a águia não é o melhor exemplo de liderança, afinal ela não tem equipe (clique para ler uma polêmica sobre isso).
Citação favorita do livro:
“Sua voz interior é a junção de seus talentos, paixões, necessidades e consciência”.
Livro: O Desafio da Liderança
Autores: Barry Posner e James Kouzes / Editora: Campus / Clique aqui para mais detalhes sobre o livro
Barry e James são conhecidos como os especialistas em liderança pelo exemplo. Eles pregam duas leis:
- Se você não acreditar no mensageiro, também não acreditará na mensagem;
- Você constrói alicerces confiáveis para sustentar a liderança quando faz o que diz que fará.
Eles acreditam que a liderança é uma arte e que as pessoas não seguem os outros pelo título, posição ou técnica, mas seguem o que elas são. Para realizar sua missão de líder, uma pessoa deve:
- Modelar o estilo;
- Inspirar uma visão comum;
- Questionar o processo;
- Capacitar outros para ação;
- Animar os corações
Citação favorita do livro:
“Quando apresentam seu melhor desempenho, os lideres fazem mais do que apenas conseguir resultados. Também correspondem as expectativas dos liderados”.
Livro: Autenticidade
Como transformar o “eu” em “nós”? Como engajar a equipe? Para Bill George, o segredo é ser você mesmo. Mas cuidado, não se trata de ser o pior que há em você, de ser um “sincericida”, mas de abandonar as máscaras (hipocrisia vem do grego “com máscara”, significa fingir) e tornar-se o que se deseja, independente das pressões organizacionais.
Para George, a jornada para liderança autêntica tem 3 fases:
- Desenvolvimento da liderança: envolve a formação do caráter, o confronto com o mundo;
- Preparação para a liderança: o indivíduo assume a responsabilidade de liderar. Fracassa, levanta, quebra, renova-se, inova; passa pelas provas de fogo até chegar ao auge da liderança;
- Retribuição ao mundo: agora o líder está maduro e tem competência e caráter suficientes para devolver ao mundo uma contribuição significativa.
Citação favorita do livro:
“O seu ‘norte verdadeiro’ não pode ser redirecionado por pressões externas. Quando você começar a tentar satisfazer um acionista, você vai ter que lidar com outro acionista com um ponto de vista diferente. Mesmo com membros da diretoria e todos os seus outros círculos eleitorais. Se você se permite ser puxado para fora do curso, você pode destruir a sua empresa”
Livro: O Gerente Minuto
Autores: Kenneth Blanchard e Spencer Johnson / Editora: Record / Clique aqui para mais detalhes sobre o livro
Seguirei o exemplo do livro e serei breve. Os objetivos do líderes precisam ser simples e claros. Deve-se elogiar sempre, mas repreender também. Veja esse exemplo de repreensão:
Um membro da equipe entra na sala e diz ao chefe: – Temos um problema!
O gerente minuto então diz: – A empresa tem um problema e vai pagar apenas um de nós dois para resolvê-lo!
Citação favorita do livro:
“O melhor minuto que aplico é aquele que invisto nas pessoas”
Conclusão
Ler é um hábito essencial para todo e qualquer líder, portanto deixo aqui minhas sugestões para que você também mantenha seu aprendizado em dia. É provável que você tenha outras excelentes dicas de leitura, e convido-o a compartilhá-las conosco usando o espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima!#Dinheirama
Nenhum comentário:
Postar um comentário